hero
História da raça Speckle Park
1953
1958
1985
1993
2006
2007
2008
2018
2020
2021
2022
2023
1953
Próximo da cidade de Lloydminster, na província de Saskatchewan no Canadá, havia alguns exemplares de gado derivado de Shorthorn que exibia o padrão de cores da raça Park.Em 1953, Mary Lindsay de Lloydminster reuniu alguns animais que exibiam o padrão de cores característico da raça.
1958
Em 1958, os criadores de gado de corte Bill e Eileen Lamont, de Maidstone, Saskatchewan (que na época criavam gado Angus e cavalos Appaloosa), compraram os primeiros gados manchados de Mary e iniciaram um programa de criação com seu gado de raça pura. Os Lamonts chamaram o gado de Speckle Park - Speckle pelo padrão de cores, e Park pelo padrão branco com pontos pretos do gado inglês. A prole resultante veio em uma variedade de padrões de cores, alguns brancos com pontos pretos, alguns de cor leopardo (manchados nas laterais) e alguns com lados pretos com quadris manchados. Outros criadores de gado de corte viram os animais em mercados de gado alcançando preços premium. O interesse cresceu por esse gado resistente a ponto de começarem a comprar touros e fêmeas dos Lamonts para experimentá-los em seus rebanhos. Em poucos anos, um grupo dedicado de criadores estava agora criando gado Speckle Park, principalmente na área de Neilburg, no norte de Saskatchewan.
1985
Em 1985, com a ajuda e apoio de nove desses criadores de gado de Saskatchewan, foi formada a Associação Canadense Speckle Park. O objetivo a partir daí era estabilizar a raça e fazer com que fossem reconhecidos como raça pura.
1993
Em 4 de junho de 1993, a Agriculture Canada aprovou a incorporação da Canadian Speckled Park Association e o Speckle Park foi declarado uma raça de gado em “evolução”. Ao contrário da maioria dos outros países, o Ministro da Agricultura do Canadá - e através da Lei de Pedigree Animal - insiste que qualquer pessoa que tente iniciar uma nova raça passe por procedimentos de protocolo rigorosos para que a raça seja declarada como uma raça “distinta”. Isso ocorre após o período de tempo em que a raça está no status de raça em evolução, tudo supervisionado pelas autoridades governamentais. Estabilizar as características da raça e manter os pedigrees são dois protocolos importantes que devem ser respeitados.
2006
Em 6 de julho de 2006, o Ministro da Agricultura canadense anunciou a raça Speckle Park como uma raça pura “distinta” - a primeira e única raça a ser desenvolvida em Saskatchewan, no Canadá.
2007
Em 2007, a raça Speckle Park foi introduzida na Austrália pela Speckle Park Cattle Co. Eles foram introduzidos na Nova Zelândia no mesmo ano quando Lindsay Jones importou embriões do Canadá.
2008
Em 2008, Dale Humphries era um construtor de sucesso e criador de um rebanho comercial de gado quando viu pela primeira vez um animal da raça Speckle Park. Imediatamente Dale vislumbrou a possibilidade de criar um legado com essa raça, que apesar de nova na Austrália, cumpria todos os requisitos que os criadores gostariam de ter. Nesse momento nasce a Wattle Grove Speckle Park na cidade de Oberon em New South Wales, na Austrália, com a compra de 100 embriões e 20 bezerros vivos da Speckle Park Cattle Co, dos criadores Gary e Nancy Kiziak, da Codiak Acres, Canadá.
2018
Após 10 anos de trabalho com a genética da raça Speckle Park na Austrália, a Wattle Grove tem a possibilidade de oferecer a melhor genética da raça, adaptada ao clima australiano. Uma pelagem mais lisa e um animal mais alto, capaz de percorrer distâncias maiores. E mantendo as qualidades da carne, consistência de carcaça e os benefícios da fertilidade da raça.
2020
A Wattle Grove Speckle Park bate um recorde mundial de preço de venda de um exemplar da raça pura em um leilão na Austrália. O touro Paperboy alcançou a cifra de 68.000 dólares australianos.
2021
A Speckle Park Brasil começa suas atividades no Brasil com a importação das primeiras doses de embriões e sêmen da raça Speckle Park, em parceria com a Wattle Grove. Nesse mesmo ano o registro da raça foi delegado pelo Ministério da Agricultura do Brasil à Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). A delegação foi autorizada em janeiro de 2021 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
2022
O Brasil registra o nascimento dos primeiros animais da raça Speckle Park. Dois bezerros machos nasceram em março de 2022 na Fazenda São Luiz, em Santa Fé de Goiás. No final de 2022 foram registrados os primeiros nascimentos de bezerros frutos do cruzamento entre Speckle Park e a raça Nelore.
2023
A Speckle Park Brasil promove o primeiro Dia de Campo na fazenda Santa Fé de Goiás para apresentar os exemplares raça pura Speckle Park e os animais híbridos com Nelore. No evento foram apresentados 18 animais de raça pura e 70 animais cruzados com Nelore.
No mesmo ano, a Speckle Park Brasil fecha uma parceria com a Alta Genetics Brasil para a venda de sêmens Speckle Park importados, com mais de 5000 unidades vendidas para centenas de fazendeiros de Norte a Sul do país.
Speckle Park Brasil
Siga nossas Redes sociais:
Atendimento e Vendas:
info@specklepark.com.br